Equipamentos para farmácia de manipulação: quais são os necessários?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você sabe quais são os principais equipamentos para farmácia de manipulação? No artigo de hoje selecionamos os essenciais.

As farmácias de manipulação têm como intuito a preparação de fórmulas personalizadas seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde. A grande vantagem é que a produção de doses sob medida para cada paciente consegue potencializar o efeito do medicamento e, com isso, evitar a automedicação.

Na verdade, há bastante o que falar sobre as magistrais. Por isso, neste post você encontrará uma série de informações relacionadas a esse segmento. Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

O que são farmácias de manipulação?

Farmácias de manipulação — ou farmácias magistrais — são aquelas que preparam fórmulas de forma personalizada. Em suma, são manipuladas as receitas que os profissionais de saúde prescrevem, de acordo com a dose indicada para cada paciente. 

Além disso, as farmácias de manipulação oferecem outros recursos, como fórmulas farmacêuticas diferenciadas, formulação de medicamentos não disponíveis em farmácias comuns, associação de medicamentos. Dessa forma, facilitam o manejo do tratamento pelo paciente e promovem economia e redução do impacto ambiental.

Como funcionam as farmácias magistrais

As farmácias de manipulação devem proporcionar formulações com dosificação eficaz e segura, garantindo a qualidade do medicamento. Para isso, é imprescindível que os medicamentos magistrais sejam manipulados sob rígidos controles e sigam as normas de Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano preconizadas pela ANVISA, de acordo com a RDC 67, de 8 de outubro de 2007 .

Da mesma forma, o processo que antecede a manipulação dos medicamentos inclui a avaliação da matéria-prima utilizada pelo laboratório de controle de qualidade.

As principais características avaliadas pelo laboratório de controle de qualidade são:

  • caracteres organolépticos
  • solubilidade
  • pH
  • peso
  • volume
  • faixa de fusão
  • densidade

Além disso, existem avaliações específicas para os diferentes tipos de medicamentos manipulados, sendo eles sólidos, semissólidos ou líquidos.

Portanto, o laboratório de controle de qualidade possui função primordial na garantia de manutenção da qualidade do medicamento manipulado. Por isso, os laboratórios de controle de qualidade devem ser devidamente qualificados pela farmácia, de modo a verificar a capacidade e tecnologias utilizadas durante as análises.

Para isso, o entendimento dos utensílios e equipamentos para farmácias de manipulação que são necessários para o manuseio de medicamentos é essencial para melhor controle e avaliação das formulações.

O mercado da manipulação de fórmulas

As farmácias magistrais aumentam cada vez mais sua fatia de mercado. Sendo assim, temos um mercado bem aquecido e uma economia em crescimento. 

De acordo com o SEBRAE:

  • as farmácias magistrais representam 10% do varejo de medicamentos do país;

  • o setor movimenta aproximadamente R$ 7 bilhões por ano; 

  • o  mercado está em ascensão, alcançando taxas de crescimento superiores a 20%.

Um dos motivos pelos quais as farmácias manipulação ganharam a simpatia do consumidor é porque, além de muitas outras vantagens, disponibilizam medicamentos com valores mais acessíveis. 

Entretanto, para alcançar excelência na fabricação e qualidade dos produtos manipulados, uma farmácia de manipulação deve ter equipamentos com tecnologia de ponta. Isso não é problema, já que os avanços na área garantem soluções eficientes para as farmácias de manipulação, como você verá a seguir. 

Equipamentos para farmácia de manipulação: conheça os essenciais

Conheça um pouco mais sobre cada um dos principais equipamentos essenciais em uma farmácia magistral:

Balança de precisão

Mais conhecidas como balanças semi analíticas e balanças analíticas, são utilizadas nas matérias-primas e formulações que necessitam ser pesadas em balanças com sensibilidade mínima e máxima compatíveis as amostras a serem avaliadas. Sendo assim, a balança é um dos equipamentos mais importantes do laboratório de uma farmácia de manipulação. 

Outra informação importante é que as balanças devem ser calibradas por empresa certificada, utilizando padrões rastreáveis à Rede Brasileira de Calibração, e instaladas em locais seguros que ofereçam estabilidade.

 

Sistema de purificação de água

A água é o insumo principal utilizado nos laboratório das farmácias de manipulação. Os sistemas de purificação utilizados em laboratórios de farmácias é o sistema por osmose reversa.

Assim, a água utilizada na manipulação de produtos farmacêuticos deve ser purificada e produzida pela própria farmácia por sistema de purificação.

Do mesmo modo, o sistema de purificação de água deve possuir recursos para o monitoramento das características físico-químicas, como condutivímetro em linha, e deve ter suas propriedades microbiológicas analisadas.

Além disso, devem ser executados procedimentos para manutenção e sanitização destes sistemas de forma recorrente.

osmose reversa para farmácia de manipulação
Sistema de água purificada por osmose reversa

pHmetro de bancada

A presença de impurezas ou contaminação microbiológica podem promover alterações do pH das substâncias. Além disso, alterações do pH podem indicar a degradação ou instabilidade dos compostos por fatores como exposição à luz ou elevadas temperaturas.

Portanto, a utilização de um medidor de pH é um importante indicativo da qualidade da matéria prima e das formulações do laboratório da farmácia.

Por outro lado, deve se atentar ao eletrodo utilizado no equipamento, o sensor de pH deve ser compatível com as amostras. O pHmetro precisa ser constantemente ajustado com soluções padrões de pH, e o seu eletrodo conservado em solução de KCl 3 M.

 

Processador estatístico

Os controladores estatísticos são utilizados para controle estatístico de pesagens e têm a função de aumentar a utilidade de balanças utilizadas nos laboratórios de farmácias de manipulação.

Atualmente o CEP – Controle Estatístico de Processo – é uma ferramenta muito importante durante a manipulação, pois monitora com eficácia o processo produtivo, permite previsibilidade e menor variação em sua produção, diminuindo perdas, retrabalho e evitando multas.

Controlador estatístico SP 5000 FARMA

Medidor de ponto de fusão

Ponto de fusão de uma substância é a temperatura à qual um dado composto transita do estado sólido para o estado líquido.

Utilizando um determinador de ponto de fusão, instrumento eletrônico de precisão, é possível medir a pureza de preparações farmacêuticas com base no seu ponto de fusão. Tendo em vista que, impurezas, mesmo em pequenas quantidades, influenciam na temperatura de fusão das substâncias utilizadas na manipulação em farmácias.

Medidor de ponto de fusão

Agitador magnético com aquecimento

Agitadores são necessários para preparação de misturas durante o processo de manipulação. O agitador magnético com aquecimento permite o preparo de formulação ou diluição de substâncias que devem ser feitas a quente.

Agitador mecânico

Agitadores mecânicos são necessário para misturar produtos com viscosidade média ou alta.

 

Moinho de rolos

É o equipamento utilizado para dispersão de produtos cremosos e pastosos como cosméticos. O moinho de rolos é um dos equipamentos de farmácia de manipulação que geram mais diferencial no produto, e é indicado para as mais difíceis dispersões na manipulação de cremes e pomadas nas farmácias, como as de hormônios, anestésicos, filtros solares e pigmentos, e para a finalização de fórmulas, reduzindo o tamanho das partículas, ninhos de partículas secas e grumos.

Moinho de Rolos para farmácia de manipulação
Moinho de rolos MRG2020

Você pode conhecer mais sobre o moinho de rolos neste artigo: Moinho de rolos para farmácias: funcionamento, aplicações e benefícios para a formulação

Concluindo, a busca pela qualidade do produto manipulado tem relação direta com os equipamentos utilizados para medição e testes do laboratório de manipulação, a especificação, sensibilidade, durabilidade, precisa ser analisada na escolha dos equipamentos do laboratório.

Os equipamentos utilizados devem ser continuamente calibrados e conservados através de manutenções preventivas para a garantia dos resultados e precisão.

Quer conhecer todos os equipamentos para farmácia de manipulação? Baixe a lista abaixo:

[porto_block name=”lead-post-farmacias”]

Como podemos te ajudar?

A Alfa Mare possui o escopo completo e com mais de 29 anos de experiência para ajudar a sua farmácia na montagem do seu laboratório de manipulação, auxiliando desde levantamento de equipamentos e itens necessários para os seus processos de manipulação a calibração e manutenção dos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e promoções!
Últimos Posts

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Entre em contato conosco!

Nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.

Conheça nossa linha de Produtos!