Equipamentos para biofábricas: a revolução no desenvolvimento de defensivos biológicos na agricultura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O mercado de base biológica cresce como nunca no país. Aliás, aliado às modernas tecnologias, tem introduzido muitas inovações em setores da economia, principalmente na agricultura — como exemplo podemos citar a produção de defensivos biológicos, possíveis pelo uso de modernos equipamentos para biofábricas.  

A Biotecnologia tem, inclusive, uma política de desenvolvimento, criada em 2007, com as diretrizes para segmentos que atuam nesse ramo.  

Para a agropecuária, por exemplo, a principal orientação é a promoção e o incentivo de atividades voltadas ao agronegócio. Isso significa apoio a qualquer iniciativa que inove nas atividades de agricultura e pecuária, principalmente se isso significa agregar valor e reduzir custos.  

Por isso, o conceito de biofábrica se expandiu e tem gerado soluções e resultados efetivos para o desenvolvimento da agricultura, nosso foco neste artigo.  

Que tal conhecer um pouco mais sobre biofábricas e o que elas representam para a agricultura brasileira? 

Equipamentos para biofábricas e a produção de biodefensivos

Entenda, a partir de agora, os principais conceitos e aspectos que envolvem os laboratórios on farm e aprodução de defensivos agrícolas de origem biológica.

O que são biofábricas?

Biofábricas são estruturas de produção e laboratório que, em conjunto,  produzem microorganismos como mudas vegetais, bactérias ou fungos para controle biológico de pragas e doenças, indutores de resistência e estimuladores de plantas.  

O que caracteriza fortemente uma biofábrica é a capacidade de produzir esses microorganismos de forma rápida e em larga escala.  

Produção de biodefensivos 

Uma biofábrica também tem a capacidade de produzir uma ampla gama de produtos biológicos agrícolas à base de bactérias, fungos e vírus, beneficiando ainda mais os produtores com um controle eficaz de pragas nas lavouras.  

Exemplo disso são os defensivos biológicos, chamados de biodefensivos. A produção de bioinsumos, aliás, tem crescido bastante.  

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), até 31 de julho de 2020 havia 38 defensivos agrícolas disponíveis para uso dos agricultores, sendo que desses, 13 são produtos biológicos. 

Importante salientar que os produtos feitos com a utilização de agentes de controle biológico além de auxiliarem agricultores no combate às pragas também são importantes para garantir a sustentabilidade na agricultura.  

Vantagens da produção em biofábricas

A produção de bioinsumos tem como principais vantagens:  

  • produzir plantas sem doenças; 
  • ter um planejamento de produção durante o ano todo; 
  • maior rendimento na produção; 
  • aumentar a competitividade na comercialização dos produtos; 
  • gerar mais emprego e renda no campo; 
  • redução dos impactos negativos ao meio ambiente; 
  • menor utilização de agrotóxicos; 
  • alta qualidade sanitária; 
  • fidelidade genética e uniformidades; dentre outras.

O conceito on farm 

“On farm” é um termo que significa, em tradução livre, “na fazenda”. Ou seja, fábricas e laboratórios funcionando nas próprias fazendas dos produtores.  

Para isso, é preciso de uma estrutura mínima, uma vez que são conhecidos os riscos de se produzir em condições precárias. Nesse contexto incluímos a produção em caixas d’água, como é normalmente feito em fazendas.  

Funciona, é claro, mas fazer a bactéria crescer em uma caixa d’água aberta, sem higiene e sem esterilização, fará também com que cresçam várias outras. Por fim, o produtor também terá outros organismos indesejados.  

A boa notícia é que há soluções: biofábricas móveis, que estão revolucionando o manejo biológico nas propriedades rurais. Além, é claro de equipamentos de ponta, para os mais diversos processos de produção de defensivos.  

Conheça a seguir alguns desses equipamentos. 

Tipos de equipamentos utilizados nas biofábricas: 

É importante reforçar sobre a importância da produção on farm no sentido de empoderar produtores e de utilizar técnicas que reduzam o impacto da atividade agrícola no ambiente.  

Sabe quem está nessa com você? A Alfa Mare, que dispõe dos equipamentos necessários ao controle de qualidade de produção de bioinsumos.  

Caso você queira mais informações, fale com um de nossos especialistas

Se tiver dúvidas e sugestões, use o espaço dos comentários para falar conosco. 

Até o próximo post! 

Fonte foto capa: Solubio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e promoções!
Últimos Posts

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Entre em contato conosco!

Nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.