A indústria farmacêutica é um dos segmentos mais importantes da economia e também um dos que mais recebe inovações em tecnologias para melhorias e aprimoramento de seus processos.
Nesse contexto, as farmácias de manipulação, também conhecidas como farmácias magistrais, têm crescido e se destacado por oferecer soluções diversas tanto para o tratamento de doenças quanto na área de cosméticos.
O que as coloca nesse patamar de excelência é a moderna tecnologia que têm a seu dispor. E fabricantes de equipamentos de laboratório estão acompanhando o crescimento dessa área e investindo cada vez mais em soluções que ajudem a aumentar a qualidade dos produtos fabricados, como modernos equipamentos.
Exemplo disso é o moinho de rolos desenvolvido pela Gehaka, que permite aprimorar fórmulas dos produtos manipulados. Continue a leitura que vamos abordar mais sobre isso!
O que é um moinho de rolos?
Moinho de rolos é um equipamento que possibilita a diminuição de partículas de ingredientes (em pó ou cristalizados) que são utilizados em pomadas, emulsões e cremes, por exemplo.
Olha que incrível: o moinho de rolos pode transformar micropartículas em nanopartículas e assim, permitir que o produto ofereça uma permeação muito superior.
Dentre as funções do moinho de rolos estão:
- diminuir partículas de cosméticos em forma de pastas e dispersar óxido de zinco e dióxido de titânio nesses mesmos produtos;
- eliminar grumos (grânulos) de substâncias de difícil homogeneização, para a finalização de cremes;
- melhorar o fator de proteção (FPS) de protetores solar, também pela dispersão de óxido de zinco e dióxido de titânio; dentre outras.
Isso tudo é possível pois o moinho de rolos tem um sistema de regulagem dos cilindros, que permite o controle da homogeneização e dispersão e pelo distanciamento de seus rolos, que permite avaliar a redução das partículas.
Além disso, o moinho de rolos também auxilia da dispersão de pigmentos, dando cores em produtos como base facial, batons e outros itens de beleza.
Entendendo os processos de homogeneização e dispersão
Para compreender melhor a funcionalidade do moinho de rolos é preciso entender do que estamos falando quando mencionamos homogeneização e dispersão.
A homogeneização combina diversas substâncias a fim de produzir uma mistura consistente e uniforme.
A dispersão é a mistura de substâncias, com um soluto sólido espalhado de maneira uniforme. Parece complicado? Imagine a mistura de água e açúcar – o açúcar é o soluto sólido e a água o solvente.
Um exemplo de dispersão é a de pigmento, para cosméticos com cor, também feita utilizando um moinho, conforme vimos anteriormente.
A importância de um moinho de rolos na farmácia de manipulação
Esse equipamento faz toda a diferença em uma farmácia de manipulação. Sabe por quê?
Um dos motivos é porque o mercado para cosméticos usando nanotecnologia está em franca ascensão, e movimenta milhões de dólares mundialmente.
Além disso, os produtos baseados em nanotecnologia – neste exemplo os cosméticos – têm características singulares, como a capacidade de armazenar e fixar vários ativos que podem chegar a camadas específicas da pele e garantir resultados efetivos e maximizados.
Assim, os produtos se tornam cada vez mais potentes e com alta performance, capazes de apresentar resultados mais rápidos.
O MRG2020 da Gehaka
A Gehaka inovou ao lançar o moinho de rolos MRG2020, pois até então, só eram encontrados moinhos com rolos de cerâmica, que limitam a fabricação de cosméticos, possibilitando apenas produtos na cor branca.
Além disso, eliminou uma grande preocupação das farmácias, que é a contaminação cruzada (quando há o transporte de um microrganismo para outro, não contaminado), que pode ocorrer por meio de utensílios e equipamentos usados durante a manipulação dos produtos.
No caso dos moinhos de rolos, isso se dava pela dificuldade de limpeza do material poroso do equipamento.
Agora que já tem uma ideia das vantagens e de todo o potencial do moinho de rolos, é hora de falar com um especialista.
Converse com um dos consultores da Alfa Mare, tire suas dúvidas e obtenha o auxílio que precisa para adquirir equipamentos para laboratório.
Caso queira deixar uma sugestão ou trocar uma ideia conosco, use o espaço dos comentários.
Nos vemos no próximo post!