Com o avanço da atual pandemia do novo coronavírus, SARS-COV2, órgãos de saúde do mundo todo têm tratado a higienização das mãos como uma das prioridades para redução das taxas de infecção. Desde então, o uso de produtos antissépticos, como o álcool em gel, adquiriu uma grande demanda no mundo todo.
Com isso, a Anvisa publicou as resoluções: RDC nº 347/2020 e RDC nº 350/2020. Por meio dessas resoluções, foi autorizada a venda de preparações antissépticas ou sanitizantes por empresas de outros ramos. Isso pode acontecer mesmo sem prévia autorização da Anvisa, como forma de viabilizar o amplo o acesso da população a esses produtos.
Em virtude das preocupações que surgiram quanto ao processo de produção das preparações de álcool em gel, a Anvisa tem reforçado algumas normativas para o processo de formulação. Dentre elas, a normativa que estabelece a viscosidade dinâmica que as preparações devem apresentar.
Assim, e de acordo com o estabelecido pela RDC nº 322, de 22 de novembro de 2002, para formulações que apresentem valores superiores ou igual a 68% p/p (peso/peso) de álcool etílico, a viscosidade dinâmica na temperatura de 25° C deverá ser maior ou igual a 8000 cP (centipoise) e maior ou igual a 4000 cP para valores inferiores a 68% p/p (peso/peso).
Por que é importante medir a viscosidade em álcool em gel?
O álcool em gel deve formar uma camada na pele e ser espalhado de modo fácil e uniforme durante o uso. Assim, a viscosidade da preparação deve estar ser corretamente avaliada para que essas características sejam asseguradas.
A viscosidade dinâmica se refere à medida de atrito interno de um líquido. Por outro lado, a textura, consistência, maleabilidade e fluidez do produto são apenas alguns dos fatores que compõem o comportamento viscoso desejável do álcool em gel. Portanto, a determinação da viscosidade é um parâmetro importante para o controle de qualidade em todo o processo de fabricação e aplicação do álcool em gel.
A Alfa Mare trabalha com a linha de Viscosímetro Rotacional IKA – ROTAVISC, o viscosímetro ideal para medições rápidas e precisas de preparações de álcool em gel. Nosso modelo conta ainda com um design e display intuitivo facilitando os processos de análise.
O viscosímetro rotacional IKA ROTAVISC é adequado para a determinação rápida e confiável de parâmetros reológicos em diferentes taxas de cisalhamento, tanto no controle de qualidade, quanto no laboratório de desenvolvimento. Fácil de usar, o ROTAVISC pode medir a viscosidade de todas as preparações de álcool em gel.
Com uma precisão de ± 1% da faixa de medição e uma reprodutibilidade de ± 0,2%, o viscosímetro ROTAVISC atende a todos os requisitos para um controle de qualidade confiável. Também permite um monitoramento da produção de álcool em gel seguro.
Características do Viscosímetro IKA ROTAVISC
Com o viscosímetro rotacional IKA ROTAVISC e os fusos (Spindles) de medição correspondentes, são possíveis medições em conformidade com a norma DIN 53019. Além disso, também permitem medições relativas de acordo com a norma ISO 2555.
A temperatura da amostra, importante para a medição da viscosidade, é detectada no ROTAVISC por um sensor PT 100, que pode ser imerso na substância. Dessa forma, os métodos de medição podem ser salvos e os processos, automatizados, mesmo sem conexão a um computador. Isso permite definir tanto programa de níveis, como de rampas de temperatura, que podem ser executados constantemente de forma padronizada.
Controle de temperatura na medição da viscosidade
A viscosidade de uma amostra depende sempre de sua temperatura. Por isso, a amostra deve ser sempre medida isotermicamente. Sendo assim, o Banho Ultratermostizado IKA atende a esse requisito. Para isso, usa termostatos de imersão e criostatos que cobrem uma faixa de temperatura de -30 °C a 250 °C. Isso resulta em um campo estendido de aplicações para o ROTAVISC. Isso acontece por meio do software de laboratório IKA para controle dos Banho Ultratermostizado, pois é possível utilizá-lo para especificar rampas de temperatura reológicas e registrar a mudança na viscosidade.
Veja abaixo um vídeo do funcionamento do Viscosímetro ROTAVISC IKA: