Cabines de Segurança Biológica para COVID-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

As Cabines de Segurança Biológica de Classe II têm como objetivo proporcionar um ambiente estéril para manipulação de materiais biológicos. Além disso, devem fornecer proteção para o usuário e o meio ambiente, minimizando os riscos de contaminações.

Assim, são indispensáveis diante da atual pandemia do novo coronavírus (SARS-COV2), a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda a implementação do protocolo de detecção molecular do COVID-19 em laboratórios nacionais ou de referência.As recomendações para o manuseio de amostras suspeitas de infecção com COVID-19 incluem o uso de Cabine de Segurança Biológica Classe II para procedimentos com potencial para:

  • gerar aerossóis de partículas finas;
  • preenchimento e/ou diluição de amostras;
  • inoculação de meios de cultura bacterianos ou micológicos;
  • realização de testes de diagnóstico que não envolvam a propagação de agente virais (exemplo: preparação de placas para imunofluorescência);
  • extração de ácido nucleico;
  • preparação e fixação de esfregaços para análise microscópica.

Cabines de Segurança Biológica: como funcionam

O funcionamento das cabines baseia-se no direcionamento do fluxo de ar para as grades frontais e ao fundo da área de trabalho da cabine, proporcionando uma proteção pessoal.

Para isso, um fluxo descendente de ar que passa pelo filtro HEPA ( High Efficiency Particulate Arrestance – alta eficiência na detenção de partículas) fornece proteção ao produto que está sendo manipulado. Dessa forma, se consegue minimizar a possibilidade de contaminação cruzada na área de trabalho da cabine.

Tendo em vista que o ar exaurido da cabine também passa através de um filtro HEPA, torna-se isento de partículas, fornecendo proteção ao ambiente. Portanto, o ar exaurido pode ser recirculado para o laboratório (cabines do tipo A1 e A2) ou ser extraído através de um duto de exaustão para fora do laboratório (cabines do tipo B2), sendo, portanto, mais seguros.

Com o intuito de atender laboratórios de pesquisa em diversas regiões do país, a Alfa Mare tem atuado no fornecimento de Cabines de Segurança Biológica de Classe II para trabalhos Classe 100 conforme ABNT – NBR 13.700, ISO CLASSE 5 de acordo com a norma internacional ISO 14.644-1 e NSF49, podendo ser utilizadas para procedimentos laboratoriais com materiais suspeitos de infecção por COVID-19.

Para mais informações e especificações técnicas acesse Cabines de Segurança Biológica de Classe II

Redes sociais
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e promoções!
Últimos Posts

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Entre em contato conosco!

Nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.