Inmetro define os procedimentos para verificações subsequentes e inspeções de medidores de umidade de grãos

Através da Norma nº NIE-DIMEL-127, publicada no mês de julho de 2017, a Divisão de Metrologia Legal do Inmetro definiu os procedimentos para verificação e inspeção de medidores de umidade destinados ao uso em compra e vendas de grãos.

INMETRO: procedimentos de verificação e inspeção

São dois métodos permitidos para os procedimentos de verificação e inspeção, sendo:

Método padrão de referência– baseado em ensaios realizados com a secagem total dos grãos em estufa.  A determinação do conteúdo de umidade, que se baseia no aquecimento de uma amostra de massa conhecida, por um período de tempo e temperatura prescritos, está definida em normas especificas, de acordo com cada tipo de grão.

Método padrão secundário – os ensaios no laboratório ou no campo são realizados com a utilização de um instrumento de referência. O instrumento de referência deve ter modelo aprovado, ter valores comparados com os resultados de umidade utilizando o método da estufa, atender aos erros máximos determinados para avaliação de modelo e verificação inicial e devidamente protegido contra quaisquer ajustes (lacrado).

Clique aqui para acessar a Norma nº NIE-DIMEL-127

Texto original: https://www.gehaka.com.br/novidades/noticias/inmetro-define-os-procedimentos-para-verificacoes-subsequentes-e-inspecoes-de-medidores-de-umidade-de-graos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e promoções!
Últimos Posts

Entre em contato conosco!

Nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Conheça nossa linha de Produtos!

FALE COM UM ESPECIALISTA

Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em em contato.