Você usa geladeiras adaptadas em seu laboratório como Incubadoras BOD? Conheça os riscos

No brasil se tornou comum alguns fabricantes utilizar a estrutura de geladeiras domésticas para fabricação de equipamentos científicos, devido o custo de equipamentos específicos alguns laboratórios utilizam esses equipamentos adaptados sem saber do riscos do uso desses equipamentos e prejuízo que o uso dos mesmos podem gerar.

Nesse texto iremos explicar a deficiências do uso dessas geladeiras convencionais adaptadas para uso no laboratório, os riscos e as diferenças dos equipamentos fabricados próprio para o uso científico.

Geladeiras domésticas adaptadas como equipamentos para laboratórios

As geladeiras e freezers convencionais tipo residencial destinam-se ao armazenamento de alimentos e bebidas. Os refrigeradores do tipo doméstico são indicadas apenas para uso em laboratórios para o armazenamento de substâncias não inflamáveis, não explosivas e produtos não químicos.

O objetivo do uso dessas geladeiras convencionais no laboratório deve ser somente de resfriar amostras ou espécimes para fins de preservação que não exijam controle preciso de temperatura e não tenham riscos de contaminação.

Principais riscos no uso de incubadoras BOD geladeiras adaptadas em laboratórios:

  • As fontes de controle e refrigeração desses equipamentos (controles de temperatura, termostatos, interruptores de luz, conjuntos de luz, ventiladores, mecanismos de degelo, etc.) não são ideais para o controle de temperatura preciso, esses itens são concebidos somente para uso doméstico.
  • O material da câmara interna e externa desses equipamentos é conceituada para utilização em residências, inclusive há modelos no mercado que são fornecidos com a promessa de trabalho de -10 a 60°C, o plástico interno desses equipamentos foi projetado somente para trabalhar com refrigeração não havendo garantia do impacto e degradação quando há do trabalho em temperaturas mais elevadas.
  • Limpeza e Contaminação, no laboratório o rigor e a minúcia destes dos procedimentos de limpeza são fundamentais. O acúmulo de sujeira, bactérias e contaminantes podem afetar os resultados e comprometer a integridade das amostras e dos experimentos.

    Conforme o manual dos fornecedores destes destes refrigeradores domésticos é proibido a limpeza de refrigeradores domésticos com álcool, esse composto orgânico pode ser muito agressivo para o plástico, danificando-o ao longo do tempo. A recomendação do fabricante é a limpeza somente com água e bicarbonato de sódio por exemplo.

    Veja abaixo imagens retiradas dos manuais dos fabricantes.

Outros detalhes destes equipamentos que usam refrigeradores domésticos adaptados e seu uso em laboratório

  • Capacidade: Apesar do descritivo desses equipamentos virem com uma capacidade de armazenamento em litros de aproximadamente 300 litros – esse valor corresponde a capacidade total, contando o local de armazenamento na porta, congelador e a gaveta onde ficam os legumes. Neste locais não é possível colocar amostras ou realizar testes, devido a diferença temperatura e o material da bandeja/suporte que não permite a circulação do ar.
  • Bandejas: As bandejas que acompanha esses equipamentos adaptados para laboratórios é um aço carbono revestido, não sendo ideais para indicado para armazenamento de amostras de laboratório.
  • Durabilidade: Todos os materiais de construção do equipamento não foram concebidos para o uso em laboratório – alguns equipamentos inclusive alguns modelos são fornecidos com promessa de trabalharem com umidade, essa umidade danifica diretamente todos os componentes, dando uma durabilidade muito menor na câmara interna desses equipamentos.
  • Isolação: Os componentes isolantes da geladeiras não são condicionados para uma homogeneidade e estabilidade necessária em muitos testes realizados em laboratórios. Uma das principais preocupações de um fabricante de equipamentos para laboratórios é a precisão da temperatura.

    As geladeiras adaptadas em laboratórios não possuem estrutura e mecanismos precisos o suficiente para garantir que as amostras sejam mantidas em condições ideais para um experimento. Isso pode resultar em resultados imprecisos e prejudicar seriamente as pesquisas.

Listamos os principais pontos, há vários outros que podem ser levantados diante de cada aplicação que será utilizado esses equipamentos, o mais importante é: Esses equipamentos estão sendo adaptados para aplicações críticas. Veja nos manuais dos principais fabricantes de geladeiras onde seus gabinetes são aproveitados essas adaptações informa que a aplicação do seus equipamentos são exclusivos para uso doméstico: Manual | Manual

Quais os equipamentos que são vendidos utilizando essas adaptações:

  • Incubadora BOD
  • Incubadora BOD com Fotoperíodo
  • Incubadora BOD com Controle de Umidade
  • Estufa Incubadora
  • Câmara Germinadora ou Câmara de Germinação
  • Câmara Germinadora com Fotoperíodo
  • Câmara Climática
  • E vários outros

Diante de todos os pontos apresentados, o uso geladeiras domésticas adaptadas como equipamentos no laboratório pode ser muito perigoso e colocar em risco a integridade dos experimentos e a segurança dos profissionais.

Geladeiras domésticas não foram projetadas para uso em ambientes laboratoriais e não possuem características de segurança necessárias para garantir a integridade dos experimentos, inclusive a Anvisa tem orientado até para que seja utilizado equipamentos específicos para conservação.

Qual equipamento está usando em seu laboratório e quais as opções?

Usar equipamentos de qualidade no laboratório é fundamental para garantir resultados precisos e confiáveis nas pesquisas e experimentos. Investir em equipamentos de alta qualidade é uma decisão inteligente, pois aumenta a eficiência do trabalho e economiza tempo e recursos.

Além disso, equipamentos de qualidade são mais duráveis e possuem uma vida útil mais longa, o que significa que você não precisa gastar dinheiro com substituições frequentes.

Resultados precisos são essenciais para a ciência e a pesquisa, pois ajudam a avançar na compreensão de diversos fenômenos e a desenvolver soluções para problemas importantes.

Hoje no brasil há diversos fabricantes de equipamentos de qualidade que garantem a segurança, limpeza, durabilidade e homogeneidade dos equipamentos. A Alfa Mare trabalha com equipamentos totalmente em aço inox de fabricação nacional, esse material é uma escolha ideal para equipamentos de laboratório por várias razões.

Veja alguns benefícios de usar equipamentos em aço inox no seu laboratório:

  • É altamente resistente à corrosão e à contaminação,
  • O aço inox é resistente a altas e baixas temperaturas,
  • Resistente à desgastes e é estável em condições de alta pressão como reações químicas ou testes de estresse.
  • É mais durável do que outros materiais, o que significa que equipamentos em aço inox duram mais e precisam ser substituídos com menos frequência. Além disso, o custo de investimento inicial em equipamentos em aço inox é compensado a longo prazo, já que eles precisam ser substituídos com menos frequência.

Confira abaixo alguns modelos de equipamentos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e promoções!
Últimos Posts

Entre em contato conosco!

Nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Conheça nossa linha de Produtos!

FALE COM UM ESPECIALISTA

Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em em contato.