Medidor de Umidade Inmetro

Medidor de umidade Inmetro: o que isso significa?

Significa que a Portaria do Inmetro número 402, de 15 de agosto de 2013, estabeleceu requisitos para os medidores de umidade de grãos comercializados, que serão exigidos a partir de outubro de 2017. 

Os instrumentos serão submetidos ao controle legal pelo Inmetro, com aprovação de modelo, verificação inicial e verificações subsequentes.

Analisador de Umidade

Medidor de umidade Inmetro: qual o objetivo da verificação metrológica?

O objetivo da regulamentação, estabelecida em 2013, é propiciar medições precisas e seguras nas transações comerciais de grãos, como milho,café, soja, arroz e feijão.

A Gehaka foi a primeira fabricante brasileira a atender às adequações e obter a nova e inédita aprovação junto ao Inmetro, assim que o órgão regulamentou a fiscalização dos medidores de umidade de grãos.

Como ter um medidor de umidade Inmetro?

Se você tem um medidor de umidade, ele sempre será regulamentado pelo Inmetro, conforme orienta a regulamentação de 2013.

É importante frisar que somente agentes de assistência técnica autorizada pelo Inmetro podem fazer a manutenção e efetuar reparos em medidores de umidade. 

Outra informação importante é que toda a vez que um equipamento for submetido à manutenção corretiva, deve receber um selo de “reparado”. Além disso, o reparador ou proprietário do medidor deverá solicitar que o Ipem regional realize a “verificação subsequente” do instrumento.

A utilização de instrumentos sem modelo aprovado pelo órgão é proibida. O Instituto determinou que é obrigatória a verificação inicial e periódica dos instrumentos.

Para finalizar: a Alfa Mare é referência na manutenção de Equipamentos para Análise e Classificação de Grãos, além de ser uma das primeiras empresas de MG e GO a receber autorização do Inmetro para manutenção de medidores de umidade de grãos.

Para tirar eventuais dúvidas, conhecer melhor nossos modelos de analisador de umidade ou fazer um orçamento.

Para solicitar um orçamento clique no botão a baixo e nossa equipe comercial retornará o mais breve possível. Obrigado!