Evaporador Rotativo

O evaporador rotativo é um dos equipamentos de laboratório essencial para a remoção de solventes voláteis. 

Sua ação acontece por meio de duas mudanças de estados da matéria, são elas: processo de evaporação e condensação. Com estes processos, pode-se remover diferentes substâncias do elemento.

O rotaevaporador também pode processar amostras sólidas, que é uma aplicação muito comum por exemplo na secagem de pós (ou purificação de amostras sólidas). 

Como funciona o evaporador rotativo

O evaporador rotativo funciona da seguinte maneira: a amostra é colocada dentro de um frasco de evaporação que fica em contato com um banho de aquecimento e este frasco é rotacionado nos sentidos horário e anti-horário para que aconteça a evaporação de forma acelerada. 

Este procedimento promove a recuperação de solventes e destilação de líquidos. 

Em alguns processos produtivos, os pós estão “contaminados” com solventes que precisam ser removidos, mas não podem ser liberados no ambiente laboratorial por um simples aquecimento em uma chapa de aquecimento ou em uma estufa, por exemplo.

A recuperação de líquidos acontece baseado no processo de destilação e nos diferentes pontos de volatilidade.

Em resumo, aquecemos uma amostra submetida a vácuo e desta forma, um solvente irá evaporar da amostra. Seu vapor será transferido até um condensador, onde ocorrerá sua condensação, com recolhimento em outro frasco do equipamento.

Para tirar eventuais dúvidas, conhecer melhor nossos modelos de analisador de umidade ou fazer um orçamento.

Para solicitar um orçamento clique no botão a baixo e nossa equipe comercial retornará o mais breve possível. Obrigado!