Espectrofotômetro Infravermelho

Um espectrofotômetro infravermelho é um dispositivo usado em química orgânica para coletar informações sobre as propriedades estruturais de moléculas e compostos orgânicos. 

Nesse tipo específico de espectrofotômetro, a luz infravermelha é absorvida pelos compostos químicos e o movimento das ligações químicas é analisado. Espectrofotômetros de infravermelho podem ser usados para identificar produtos químicos desconhecidos e determinar a pureza da amostra. 

Eles são frequentemente usados em aplicações de pesquisa para universidades e indústrias de processos químicos.

Como funciona um espectrofotômetro?

O Espectrofotômetro Infravermelho é um equipamento utilizado para medir a energia absorvida por uma amostra e compará-la com uma medida padrão. 

Dessa forma, é capaz de quantificar a concentração de diversas soluções, sendo aplicado em áreas distintas como bioquímica, análises clínicas, biologia molecular, química e física.

O espectrofotômetro infravermelho demonstra de maneira quantitativa o quanto uma solução está mais concentrada que outra por meio de sua interação com a luz. Nesse sentido, a intensidade da cor se refere à concentração de moléculas absorventes da luz. 

A luz é uma forma de radiação eletromagnética que apresenta características de onda e partículas. Quando há um aumento da radiação incidida, ocorre a ampliação da energia no composto químico que recebe a luz. Parte da luz lançada sobre a amostra é absorvida e outra é transmitida.

O Espectrofotômetro Infravermelho

Esse instrumento é capaz de quantificar a absorção de luz infravermelha em um material de análise. Necessita de uma fonte de luz infravermelha contínua e um transdutor infravermelho sensível.

É aplicado na determinação quantitativa e qualitativa de espécies moleculares e também está envolvido na análise da estrutura de espécies orgânicas e bioquímicas.

Esta técnica é utilizada para a determinação das funções químicas presentes em amostras puras ou misturas, tais como álcoois, ácidos carboxílicos, aminas e outros. Ela permite análise qualitativa e quantitativa de modos vibracionais de compostos inorgânicos e orgânicos na região do infravermelho de 4500 cm-1 a 400 cm-1. 

Para tirar eventuais dúvidas, conhecer melhor nossos modelos de analisador de umidade ou fazer um orçamento.

Para solicitar um orçamento clique no botão a baixo e nossa equipe comercial retornará o mais breve possível. Obrigado!