Durômetro para Comprimidos

O durômetro para comprimidos é utilizado para controlar o processo de fabricação dos comprimidos medicamentos, de maneira a garantir a dureza do comprimido mantendo suas características físicas dentro de certos critérios pré-estabelecidos de dureza.

O controle da dureza correta do comprimido é muito importante para se garantir que o mesmo seja manipulado, transportado e consumido dentro de certas condições previstas.

Por que realizar o teste de dureza com o durômetro para comprimidos?

Qual a importância do equipamento conhecido como “durômetro para comprimidos“?

Comprimidos pouco duros podem se desintegrar, lascar,  ou quebrar em seu armazenamento, transporte e manuseio antes do seu consumo.

Por isso, o monitoramento da dureza do comprimido é especialmente importante para medicamentos que possuem problemas reais ou potenciais de biodisponibilidade ou que têm perfis de dissolução sensíveis em função da força de compressão. 

Uma dureza aceitável é requerida e a dureza do comprimido é testada para controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento, além de ser muito comum esse teste na produção.

Os instrumentos de teste, como o durômetro para comprimidos,  devem fornecer resultados precisos e produzir esses resultados em unidades padrão. Idealmente, os resultados obtidos a partir de diferentes instrumentos do fabricante devem ser equivalentes.

Teste de dureza em comprimidos

O ideal é que comprimidos sejam duros o suficiente para resistir a rupturas durante seu manuseio e frágeis o suficiente para que, após a digestão, se desintegrem. 

Por isso que o teste de dureza é importante. Esse teste é feito somente em comprimidos sem revestimento. 

Com o durômetro para comprimidos é possível chegar à dureza esperada. 

O teste com o durômetro é feito paralelamente a um teste de friabilidade, pois se o comprimido estiver muito curo e com a compressão muito intensa, não poderá ser rompido pelo suco gástrico.

É preciso que tenha dureza suficiente para passar pelo trato gastrointestinal, não solubilizando muito antes. A friabilidade verifica se o comprimido não tem pouco dureza a ponto de perder o pó. 

Para tirar eventuais dúvidas, conhecer melhor nossos modelos de analisador de umidade ou fazer um orçamento.

Para solicitar um orçamento clique no botão a baixo e nossa equipe comercial retornará o mais breve possível. Obrigado!