Viscosímetro Rotacional

Viscosímetro rotacional é o equipamento que mede a viscosidade de fluídos. Essa medição torna possível identificar informações úteis e preditivas de vários produtos, bem como conhecer as mudanças de formulação, fenômenos de envelhecimento etc.

 O viscosímetro é um equipamento amplamente utilizado em laboratórios, como os de desenvolvimento e fabricação de cosméticos.

Analisador de Umidade

Importância do viscosímetro rotacional

O viscosímetro rotacional, também chamado de viscosímetro Brookfield, assegura a eficiência de um produto ao analisar moléculas da seguinte forma: o fluído permanece estacionário e o objeto se move dentro dele, ou o objeto é estacionário e o fluído passa por ele. 

Sua função é medir a viscosidade de elementos líquidos. Por viscosidade entendemos a capacidade que o fluido tem de escorrer ou sua resistência quando tentamos despejá-lo. 

De forma prática: o que acontece quando tentamos despejar um óleo de cozinha e um protetor solar, por exemplo? O óleo cai de forma mais rápida, por causa de sua consistência mais fina. Ou seja, sua baixa viscosidade. 

O arrasto causado pelo movimento relativo entre o fluído e a superfície é a medida da viscosidade

Os resultados das amostras são baseados nas medidas:

  • do atrito do fluído em movimento;
  • da resistência;
  • do conflito interno entre as moléculas próximas.

Aplicações de um viscosímetro rotacional

O viscosímetro pode ser utilizado em inúmeras aplicações, conheça algumas:

No setor alimentício

Nesse setor, o viscosímetro ajuda no controle de qualidade das matérias-primas usadas para o processamento de alimentos, além da verificação da consistência do produto final. 

Na produção de lubrificantes

Motores de combustão e máquinas de grande porte necessitam que não haja atrito entre seus componentes, para isso são usados óleos lubrificantes. 

O que possibilita isso são os óleos lubrificantes, que precisam ter a viscosidade certa para permitir o perfeito funcionamento das peças e para que não escoe rápido demais e acabe prejudicando o funcionamento da máquina/motor. 

Na indústria cosmética

O uso do viscosímetro na indústria cosmética é que garante que os produtos tenham a consistência específica para sua finalidade. Exemplo: a viscosidade de um hidratante deve ser diferente da de uma pomada para tratar ferimentos. 

Para tirar eventuais dúvidas, conhecer melhor nossos modelos de analisador de umidade ou fazer um orçamento.

Para solicitar um orçamento clique no botão a baixo e nossa equipe comercial retornará o mais breve possível. Obrigado!