Viscosímetro Rotacional

O Viscosímetro Rotacional se baseia na medida da resistência do torque produzido pelo movimento de um elemento através do fluido, estes instrumentos podem medir e indicar a viscosidade de fluidos newtonianos e não-newtonianos de forma rápida e prática.

A leitura da viscosidade é um dos testes físicos mais importantes para avaliar a qualidade dos materiais. Indústrias, Laboratórios de Desenvolvimentos, Controle de qualidade realizam a leitura da viscosidade em Viscosímetro Rotacionais para produção de produtos com textura consistente. 

Os viscosímetros rotacionais são utilizados para leitura de viscosidade de uma várias amostras diferentes, ideal para amostras líquidas e até semi-sólidas. O viscosímetro é ideal para utilização em

Viscosímetro L ou LO: para sucos, solventes, óleos comestíveis, tintas, sabão líquido. Viscosímetro M ou R: para tintas / vernizes, maionese, laticínios, ketchup, cosméticos. Viscosímetro ROTAVISC H ou HI: para pastas, unguentos, melaço, géis.

O viscosímetro rotacional mede o torque necessário para girar o spindle (fuso) imerso em uma amostra. O spindle é acionado por um motor que usa uma mola calibrada. A deflexão serve como uma medida do torque e é mostrada no display como M%. As medições do viscosímetro IKA são de acordo com DIN 53019, ASTM 2555 (normas padrões) e medições relativas são possíveis com o ROTAVISC uma vez que os spindles de medição correspondentes, dessa forma Viscosímetros Rotacionais de outras marcas que atendem a mesma norma é possível comparar resultados.

A Alfa Mare comercializa o Viscosímetro Rotacional IKA, que permite leituras rápidas e precisas com a mais alta tecnologia.

Fale via WhatsApp